Como preparar a sua empresa de contabilidade para a inteligência artificial?
Com a inteligência artificial e a automatização de tarefas cada vez mais presentes na indústria da contabilidade, alguns profissionais desconhecedores dos benefícios vêem-na como uma ameaça. No entanto, vários estudos demonstraram que a inteligência artificial deve ser vista como uma oportunidade na indústria. Dentro dos seus muitos benefícios, a IA permite aos profissionais melhorar a sua produtividade, capacidade de resposta, poupar tempo e melhorar a comunicação com os seus clientes.
IA, uma máquina de aprendizagem na automatização de tarefas contabilísticas
Nas suas fases iniciais, a contabilidade da IA era complexa e exigia tantos dados a serem introduzidos manualmente que a sua utilização resultaria numa perda de tempo. Hoje em dia, através da sua evolução e muitas inovações, a IA tornou-se mais eficiente para os contabilistas do que se pensava ser possível.
É agora capaz de adaptar as suas funcionalidades com base na empresa, no cliente, e nos regulamentos em constante mudança que a indústria enfrenta. A atual IA contabilística otimiza o fluxo de trabalho de uma empresa e permite aos seus utilizadores poupar tempo e concentrar-se em tarefas mais importantes.
Fazer a IA aparecer como uma ajuda e não como uma ameaça
A contabilidade e a auditoria são as tarefas mais comuns a serem empreendidas pelos contabilistas. Sendo a IA capaz de automatizar estas tarefas, é essencial que os funcionários compreendam que não se pretende substituí-las e que podem beneficiar da sua assistência. Ao automatizar certas tarefas repetitivas e demoradas, os funcionários poderão concentrar-se noutros aspetos do seu trabalho de que poderão beneficiar ainda mais.
Preparação de registos contabilísticos
A inteligência artificial requer um forte sistema de identificação do cliente/fornecedor para funcionar corretamente. Nas fases inicial/aprendizagem, é imperativo que a informação introduzida no sistema seja correta de modo a permitir que a IA funcione corretamente a longo prazo. A introdução de informação incorreta ou incompleta irá atrasar o desenvolvimento da IA e exigirá também a interação humana para corrigir os erros.
Planear uma fase-piloto para a implementação da IA
Em média, são necessários 6 a 12 meses para os humanos se adaptarem plenamente aos novos hábitos de trabalho, enquanto que as melhorias com IA podem ser vistas em apenas 3 meses.
É portanto necessária uma fase de aprendizagem, para o fazer, recomenda-se a introdução de dados dos seus perfis de clientes mais detalhados, também clientes abertos a mudanças e que utilizem eles próprios um novo software.
Se não tiver um membro do pessoal totalmente formado no software específico, é também recomendado contratar um especialista para assegurar uma transição suave.