FAQ – Respostas às 5 perguntas mais frequentes de Contabilidade 

avatar

Welink Accountants

Qual é o objetivo da contabilidade? 

O objetivo da contabilidade é reunir informações económicas, classificá-las, e organizá-las sobre a forma de relatórios. Com estes relatórios é possível medir os resultados das empresas e fazer uma avaliação aos negócios, percebendo assim se as decisões que estão a ser tomadas, estão a conduzir a empresa à obtenção do resultado que pretende.

 

Quando falamos em reunir informações económicas, referimo-nos ao controlo dos movimentos financeiros das empresas, apurando valores a pagar de impostos, taxas e outras obrigações decorrentes da sua atividade. 

 

É à contabilidade que cabe a responsabilidade de controlar a evolução do património da empresa, pois através do registo de todas as operações comerciais e financeiras consegue obter-se informação sobre a “saúde” do negócio. 

O que é a contabilidade empresarial? 

A contabilidade empresarial é aquela que envolve todos os procedimentos necessários à criação de um negócio e seu funcionamento dentro das exigências legais, ou seja, no cumprimento do que o Governo desse país, obriga. 

 

Cada ramo de negócio tem as suas exigências, nomeadamente em relação aos impostos a pagar ao Estado, pelo que este tipo de contabilidade também auxilia nessa questão, evitando incumprimentos, mas é muito mais que isso.

 

A Contabilidade empresarial está diretamente ligada às finanças da empresa e com o dia a dia da sua atividade, despesas e receitas, e atua também no que diz respeito a alterações contratuais, apuramento e pagamento de impostos, gestão de pagamentos, entre outras operações. O objetivo é ajudar as empresas a reduzir custos e aumentar receitas. 

 

Os profissionais especialistas neste ramo de contabilidade, têm amplo conhecimento sobre a legislação e podem por isso sugerir soluções que sejam mais favoráveis à empresa. 

O que é a contabilidade de gestão? 

A contabilidade de gestão é uma contabilidade interna, ou seja, é um tipo de contabilidade que se assume como instrumento de informação para os gestores e diretores empresariais. Existe para auxiliá-los na tomada de decisões operacionais e estratégicas, na análise e no planeamento do negócio da empresa, contribuindo para que as empresas atinjam os seus objetivos. 

 

Permite aos gestores tomar decisões mais acertadas e diminuir erros e desvios financeiros na gestão do negócio da empresa. 

 

Uma gestão eficaz dos custos e das vendas de bens e ou serviços, leva a empresa a criar valor. A contabilidade de gestão pretende ser a ferramenta que possibilita aos gestores e diretores, fazer essa gestão eficaz sem destruir o valor interno da empresa, sem fazer cortes de austeridade que tantas vezes conduzem à falência do negócio. 

Pretende-se que a empresa melhore a produtividade e aumente a competitividade, tornando a gestão da organização mais eficiente. 

 

O que é a Contabilidade simplificada? 

Quando iniciamos um negócio é muito importante sabermos quais as obrigações que temos de cumprir. Dentro destas obrigações uma das que mais preocupa quem começa uma atividade empresarial, é a obrigação fiscal. 

 

No nosso país existem dois regimes fiscais, que se aplicam considerando o negócio e ou atividade que a empresa tenha. Antes de decidir por qual tipo de regime optar, se a sua situação o permitir fazer, convém saber exatamente quais as vantagens e desvantagens de cada um dos regimes. A escolha pode fazer uma grande diferença no que diz respeito aos custos e logo condicionar também o resultado líquido final, o lucro. 

 

A contabilidade simplificada pode ser opção para o trabalhador independente ou empresário em nome individual, cujo rendimento anual bruto seja inferior a 200 mil euros, e tenha residência em Portugal. Dentro destas atividades de pequena dimensão, temos muitas vezes os advogados, jornalistas, engenheiros, formadores, explicadores, etc. 

 

Como a dimensão do negócio é pequena, parte-se do princípio que uma parte dos lucros é utilizada para cobrir as despesas, logo só uma parte do rendimento é considerado para efeitos de tributação. É um tipo de contabilidade mais simples, pois os procedimentos são menores e o peso das obrigações fiscais é inferior. 

 

A grande desvantagem é que não permite deduzir despesas associadas ao negócio tais como deslocações, aquisição de material, etc.  

O que é a Contabilidade organizada? 

A Contabilidade Organizada é obrigatória para todos os sujeitos passivos que sejam sociedades por quotas, sociedades anónimas e sociedades unipessoais. É igualmente obrigatória para todos os trabalhadores independentes ou empresários em nome individual, cujo rendimento anual bruto seja superior a 200 mil euros. 

 

De referir que neste último grupo, também os que tenham rendimento anual inferior a 200 mil euros, podem, se assim o entenderem por ser mais vantajoso, optar por este tipo de contabilidade. 

 

Quem tem contabilidade organizada, tem que ter um contabilista certificado. É este o responsável pela gestão das contas da empresa, a este cabe reportar os rendimentos e despesas inerentes ao negócio. 

 

É o contabilista quem apresenta e submete as declarações fiscais do sujeito passivo. Como a contabilidade organizada é assegurada por um profissional da área, consegue-se monitorizar a atividade com mais disciplina e rigor. A grande desvantagem é a despesa que se tem com a contratação deste serviço.  

 

No que diz respeito às despesas, aqui podem ser deduzidas despesas com combustíveis, aluguer do espaço necessário ao funcionamento da atividade, despesas com o consumo doméstico de luz e água desse espaço, etc. 


Welink Accountants