Normas Internacionais de Contabilidade: O que são e para que servem?

avatar

Welink Accountants

As Normas Internacionais de Contabilidade são um conjunto de regras que mais de 120 países da União Europeia, Ásia, e América do Sul seguem, e cujo principal objetivo é garantir que todas as demonstrações financeiras por eles realizadas não sõ são consistentes, mas podem ser comparadas além fronteiras internacionais.

 

Por outras palavras, as Normas Internacionais de Contabilidade funcionam como uma língua de contabilidade comum entre os seus membros e é aquilo que lhes permite manter relações financeiras transparentes e estáveis.

Quem cria as Normas Internacionais de Contabilidade?

As normas são criadas e emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB), um órgão independente da IFRS Foundation, que tem como finalidades primárias garantir consistência no que toca às práticas contabilísticas, ajudar investidores e negócios a tomar decisões financeiras informadas, e incentivar um crescimento estável e a longo termo da economia global.

Qual é a história das Normas Internacionais de Contabilidade?

As Normas Internacionais de Contabilidade têm origem em na União Europeia e, na altura, existia um objetivo único: harmonizar as relações financeiras entre países da UE.

 

No entanto, países fora da UE rapidamente se aperceberam dos benefícios que um conjunto de regras como este poderia trazer às suas relações com outros países e, assim, as normas deixaram de ser exclusivas à UE, e passaram a assumir uma dimensão internacional.

 

De 1973 a 2001, a õrgão reseponsável por estas normas, nessa altura denominado International Accounting Standards Committee (IASC), desenvolveu os então chamados International Accounting Standards (IAS).

 

Em abril de 2001, o IASC foi substituído pelo IASB, que decidiu manter algumas das IAS já emitidas e adicionar a elas um conjunto de regras novas, designadas então de Normas Internacionais de Contabilidade, e que estão em constante atualização.

Quais são os requisitos das Normas Internacionais de Contabilidade?

Qualquer país-membro tem, obrigatoriamente, de cumprir as regras estabelecidas pela IASB, incluindo a apresentação de quatro tipos de demonstrações:

  • Demonstração da posição finaceira - resumo dos balanços financeiros de uma pessoa individual ou de uma empresa e que inclui, portanto, uma descrição dos seus ativos e dos seus passivos.
  • Demonstração do rendimento integral - documento que descreve as receitas e as despesas de uma empresa durante um determinado período de tempo. Estes dados podem ser apresentados num único documento ou, alternativaemente, podem ser separados em dois demonstrações distintas: uma de conta de resultados e a segunda de outros rendimentos.
  • Demonstração de alterações no capital próprio - documento que descreve a evolução das receitas de uma empresa durante um determinado período de tempo, e que é também chamado demonstração de lucros acumulados.
  • Demonstração do fluxo de caixa - resumo das transações financeiras realizadas por uma empresa durante um determinado período de tempo, que inclui detalhes acerca das suas operações, investimentos, e financiamentos.

Adicionalmente, as empresas têm de realizar uma comparação dos dados mais recentes com os do período anterior, ficando sempre a par da sua evolução.

Quais são as vantagens de aderir a estas normas?

Como já sabe, nem todos os países no mundo decidiram adotar as Normas Internacionais de Contabilidade. Os Estados Unidos da América, por exemplo, seguem um conjunto de regras chamado Generally Accepted Accounting Principles (GAAP).

 

A pergunta é, o que levaria um país a aderir às normas internacionais? Quais são os benefícios?

  • Tendo um conjunto de normas em comum, empresas de diferentes países, e até continentes, estão mais dispostas a criar relações entre si, incentivando ao crescimento da economia global.
  • As normas garantem transparência e coerência, o que encoraja os investidores internacionais a investir e, consequentemente, leva a que mais capital estrangeiro entre na economia de cada país.
  • Contabilistas de todos os países têm mais oportunidades, já que as normas são as mesmas, o que significa que não há necessidade de aprender conceitos novos para trabalhar para uma empresa no estrangeiro.
  • Utilizar uma única linguagem contabilística significa uma redução de custos para as empresas, tanto ao nível do capital como de declaração internacional de custos.

As Normas Internacionais de Contabilidade são essenciais para o crescimento da economia global e aderir a elas leva a bastantes vantagens de negócio. Gostou de ler este artigo? Então, continue a explorar o nossos blog e fique atento, pois em breve publicaremos bastantes mais do mesmo género!


Welink Accountants